
Todas as aranhas têm presas! E, sim, elas quase todas têm veneno.
Porém a maioria do veneno das aranhas não prejudicam as pessoas porque é muito fraco.
A maioria das aranhas usam seu veneno para paralisar sua vítima, inseto, por tempo suficiente para devorá-lo.
Para outras aranhas, seu veneno é forte o suficiente para matar suas presas. Claro, isso também vem a calhar quando está sendo atacado por um predador.
Existem algumas aranhas com veneno forte o suficiente para causar dor ou mesmo algum dano neural em seres humanos. Estas aranhas incluem a Viúva Negra e as aranhas Marrom. Se não tratada, a pode provocar a morte.
As pessoas costumam associar o veneno das Tarantulas com a morte de pessoas. Isso é falso. Elas têm pequenas glândulas de veneno e vai ser tão doloroso como uma picada de vespa ou de abelha.
Das milhares de espécies existentes no Brasil, poucas oferecem perigo ao homem. No entanto, algumas espécies, abaixo apresentadas, podem provocar envenenamento, com acidentes eventualmente fatais, principalmente em crianças.
Por isto todas as aranhas são consideradas venenosas. Como são predadoras tem a capacidade de imobilizar suas presas que são desde pequenos insetos como moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas até filhotes de camundongos e pássaros inteiros. Porém somente algumas são capazes de intoxicar o homem a ponto de matá-lo ou causar danos irreversíveis . Neste artigo traremos as aranhas que causam maiores problemas por viverem no interior e pelos arredores das casas das pessoas. São elas: aranha-marron (Loxosceles sp.), aranha-armadeira (Phoneutria sp.) e a viúva-negra (Latrodectus sp.). Outras como a Aranhas-caranguejeiras (Grammostola sp.) e a tarântula (Lycosa sp.) podem criar pânico na população devido ao seu aspecto, mas seu veneno não é capaz de intoxicar o homem.