
É importante enfatizar que até o momento não foi documentado ou encontrado alguma especie de barata que se encaixe na definição de albinismo, pois o albinismo é uma condição genética que afeta a capacidade de um organismo de produzir uma quantidade suficiente do pigmento melanina, o material que dá cor à pele, cabelos e olhos. Existem muitos níveis de albinismo e nem sempre resultam em não-pigmentação perceptível da pele e do cabelo, mas quase sempre afeta a visão.
Não podemos diagnosticar algo como albino apenas levando em conta a cor de sua pele. Na verdade isso pode ser feito com um simples exame oftalmológico. Sendo assim, possível afirmar que o albinismo não é uma condição genética que afeta as baratas.
Causas da existência da barata branca
A causa real da aparência branca de uma barata é que quando as baratas se modificam, elas não apenas perdem sua casca externa, mas também perdem a maior parte da pigmentação em seus corpos, que devem então ser substituídas.
Esta é uma reação química que ocorre dentro do corpo, geralmente levando algumas horas para restaurar completamente a pigmentação. A pigmentação não apenas colore seus corpos, pode afetar seus ritmos circadianos, ou relógios biológicos.